JPEG
JPEG ou Joint Photographic Experts Group é um dos formatos de imagem mais populares usados por câmeras digitais e outros dispositivos de captura de fotos. Também é comumente usado para armazenar e transmitir imagens fotográficas na internet.
Os arquivos JPEG têm uma extensão de arquivo .jpg ou .jpeg. JPEG é um formato de compactação de bitmap, mais comumente usado para compactação com perdas, com taxas de compactação variando de 10: 1 a 20: 1.
Essa taxa de compressão pode ser modificada, o que significa que você pode ajustar seu próprio equilíbrio entre o tamanho e a qualidade do armazenamento. Assim como os arquivos ZIP usam redundâncias em arquivos para obter compactação, o JPEG faz isso removendo blocos de pixels ou seções de imagens, reduzindo assim a qualidade geral da imagem. Editar e salvar novamente a imagem várias vezes também prejudica a qualidade da imagem. Uma solução alternativa é trabalhar com RAW JPEGs, determinar todas as edições e salvar a versão final, sem salvar o arquivo várias vezes.
Devido à compactação, os arquivos JPEG ocupam apenas alguns megabytes de espaço. Devido ao seu tamanho menor, os sites usam imagens .jpeg em suas páginas.
JPG
A única diferença entre arquivo JPG e JPEG, se for o caso, você pode chamá-lo de que é o número de caracteres usados. O JPG ainda existe porque as versões anteriores dos sistemas Windows / DOS exigiam uma extensão de três letras para os nomes dos arquivos. Portanto, .jpeg foi encurtado para .jpg. Agora, o Windows oferece suporte a extensão com quatro caracteres. Portanto, você pode abrir arquivos .jpeg no Windows.
Os sistemas Unix e Mac não tinham essa limitação de caracteres. Eles continuaram a usar o formato .jpeg.
Seus aplicativos de edição de fotos, como Adobe Photoshop e Gimp, salvam JPEGs na extensão .jpg. Você tem a liberdade de alterar a extensão do arquivo de ambas as maneiras e o arquivo continuará a funcionar. Ao contrário do JPEG, o JPG preserva a qualidade da imagem do arquivo com menos redundância de dados após a compactação. Portanto, os arquivos JPG ocupam mais espaço. Como os arquivos JPG também usam algoritmo de compactação com perdas, a qualidade da imagem se deteriora com a diminuição do tamanho do arquivo.
Informação adicional: Ao editar ou realizar qualquer tarefa em seu PC ou Mac, se seus arquivos JPG ou JPEG forem excluídos ou perdidos permanentemente, você pode usar o software Remo Recover para recuperar arquivos excluídos JPG em todo o Windows (incluindo o Windows 10 mais recente e versões anteriores) e macOS (incluindo o macOS High Sierra, Sierra e versões anteriores mais recentes também). O software recupera arquivos JPEG e JPG junto com outros formatos de arquivo de mídia, incluindo BMP, GIF, TIFF, RAW, NEF, CRW, CR2, PNG, DNG e muito mais de uma maneira descomplicada. A versão de teste do software está disponível para download gratuito.