Atenção!! O CHKDSK reduz seu espaço em disco. Mas é para o seu bem

🕔 3 minutos de leitura
Written by
 
Updated on
Julho 25, 2023

O utilitário de verificação e reparo de disco rígido da Microsoft, o CHKDSK ("disco de verificação") pode não ser desconhecido para um usuário comum do Windows. Está no Windows há mais de duas décadas. Mesmo no sistema operacional mais recente da Microsoft - o Windows 10, esse utilitário está disponível no formato de linha de comando e no formato gráfico.

Quantas etapas tem o chkdsk?Executar o CHKDSK no Windows 10 é muito simples. Apenas garanta que você tenha privilégios administrativos para isso. Às vezes, o processo de verificação do disco pode levar muito tempo, especialmente quando você tem uma unidade de disco rígido maior.

Mas hoje, não vamos discutir "como fazer" perguntas. Em vez disso, estou pensando em abordar um problema - encontrado por vários usuários após a execução do CHKDSK. A maioria deles relatou:

Depois de executar o comando CHKDSK, foi descoberto que meu espaço no disco rígido foi reduzido consideravelmente.

Provavelmente, a primeira resposta lógica que vem à sua mente quando você lê este problema é - isso aconteceu devido a um mau comando. Mas isso não é inteiramente verdade.

Permita-me cavar fundo no tópico

Basicamente, o CHKDSK é um verificador de integridade do sistema de arquivos. Ele corrige erros do sistema de arquivos lógicos e marca setores defeituosos na superfície do disco. Toda a atividade do CHKDSK pode ser dividida em 5 fases onde a 4ª e 5ª fases são opcionais.

1a fase (Verificar a consistência): Aqui, o CHKDSK examina cada segmento de registro de arquivo de um volume para sua tabela de arquivos mestre (MFT) para consistência interna.

2ª Fase (Verificando Índices): Nesta fase, o CHKDSK verifica cada diretório no volume e verifica se cada arquivo ou subdiretório referenciado em um diretório existe como um registro de arquivo válido na MFT.recuperar dados disco rígido Ele também verifica referências de diretório circulares.

3ª fase (verificação de descritores de segurança): Aqui, o CHKDSK verifica o descritor de segurança associado a arquivos / diretórios. Estes descritores contêm informações sobre a propriedade do arquivo / diretório, permissões de arquivo, etc.

4ª e 5ª Fases (Verificação de Setores - Opcional): Se um usuário quiser, ele pode seguir essa etapa adicional. Aqui na 4ª fase, o CHKDSK verifica os clusters em uso. Na 5ª fase, o CHKDSK verifica o cluster atualmente não em uso. Essas fases podem consumir mais tempo, dependendo do tamanho da unidade.

Agora, você tem alguma ideia sobre o assunto. Então, é fácil para mim explicar a causa real do problema. recuperação de dados software.

Verificar setores usando o CHKDSK é uma fase opcional no processo. As pessoas que notaram uma redução em seus espaços de disco após o CHKDSK podem ter escolhido essa opção para verificar setores defeituosos na unidade. O que aconteceu eventualmente seria - mais um número de setores defeituosos são marcados e bloqueados pelo CHKDSK. À medida que o número de setores defeituosos aumenta, um usuário pode ver uma redução significativa em seu espaço no disco rígido.

O aumento no número desses setores defeituosos pode ser um problema sério, pois indica a possível falha de um disco rígido. Com o CHKDSK, você pode ignorar a verificação de setores defeituosos ou tentar recuperar dados desses setores. Mas há um fato inegável - alguns dados podem estar corrompidos. Portanto, é sempre bom fazer backup de seus dados importantes, em vez de culpar esse utilitário.

Conclusão

Setores de um disco rígido podem se tornar ruins / defeituosos devido a uma série de razões - especialmente o envelhecimento. O CHKDSK é um utilitário que avisa a necessidade de cuidar de seus arquivos valiosos mapeando setores defeituosos em uma unidade. Além disso, este utilitário tenta recuperar dados de setores defeituosos até certo ponto. Portanto, confiar nesse utilitário não causará nenhum dano. Na verdade, é um bom sinal que você saiba sobre a saúde do seu disco rígido.

 

Scroll to Top