Às vezes, os arquivos no disco rígido do Windows 10 ficam fragmentados e, para o seu computador, é demorado verificar os vários locais da sua unidade. Como resultado, o nível de desempenho do computador será reduzido. Para executar o sistema Windows 10 com mais eficiência, você precisará otimizar a unidade anexada ao seu computador, desfragmentando-a.
Assim como outros sistemas operacionais, o Windows 10 escolhe automaticamente a otimização certa para sua unidade. Por padrão, o utilitário Optimize Drives é executado automaticamente em uma programação semanal no horário definido para manutenção automática. Mas você também pode otimizar as unidades no seu PC manualmente!
Como o Otimizar unidades funciona?
Quando você executa esse utilitário para desfragmentar o disco rígido, os arquivos espalhados são reorganizados e ocupam o espaço de forma contígua no local de armazenamento. Esse gerenciamento ordenado de arquivos no disco rígido consumirá muito menos tempo para ler e gravar os arquivos. Como resultado, o nível de desempenho do Windows 10 PC será aumentado com o aumento da taxa de transferência de dados.
Depois de usar essa ferramenta, você notará uma melhora no tempo de inicialização dos arquivos, bem como nos aplicativos disponíveis no disco rígido.
Com que frequência a desfragmentação é necessária para o seu computador?
Na verdade, não há um conjunto particular de regras ou números para desfragmentar um disco rígido, mas seria bom se você desfragmentar a unidade quando o nível de fragmentação entre 5-7%. Além disso, você é obrigado a fazer desfragmentação quando encontrar alguma lentidão no sistema operacional.
Como desfragmentar o disco rígido do Windows 10?
Uma das maneiras mais fáceis de acessar o Optimize Drives Utility é digitar Defrag na caixa de pesquisa e escolher a opção Desfragmentar e Otimizar Unidades.
O próximo método para abrir o Optimize Drives Utility é através do Painel de Controle.
- Abra o Painel de Controle no seu computador
- Vá para a opção Sistema e Segurança
- Na janela Sistema e Segurança, clique em Desfragmentar e otimize sua opção de unidades localizada em Ferramentas Administrativas.
- Selecione a unidade que você deseja desfragmentar e clique no botão Otimizar para iniciar o processo.
- Não se apresse! Deixe o Windows 10 concluir o processo
Analisando as unidades de disco do Windows 10
Nas janelas Optimize Drives, você encontrará mais uma opção junto com o Optimize, chamado Analyze. Esta é uma alternativa ao Optimize, que pode ser usada para analisar o disco rígido.
Ao clicar nesse botão, a ferramenta Optimize unidades analisará a unidade selecionada e você poderá ver a porcentagem de fragmentação ocorrida nessa unidade.
Dependendo dessas informações, você pode facilmente decidir se deseja desfragmentar o disco rígido.
Agendando o processo - desfragmentação de disco
O processo de desfragmentação de disco é definido como uma vez por semana, por padrão. No entanto, você pode programar o processo diariamente, assim como mensalmente, com a ajuda do Optimize Drives. Para fazer isso, primeiro, clique na opção Alterar configurações, localizada na seção Agendamento de otimização. Na próxima janela, você terá a opção de alternar entre as opções mensal, semanal e diária. Além disso, verifique se a opção Executar em um agendamento está ativada. Uma vez que você apertar o botão Escolher, significa que você selecionou uma unidade que deseja incluir na programação de desfragmentação.
Uma nota importante sobre unidades de estado sólido (SSDs)!
Como os SSDs têm um estilo diferente de organização de arquivos, além de terem uma boa velocidade de leitura e gravação e não diminuírem a velocidade como os discos rígidos tradicionais, eles não precisam ser fragmentados. A desfragmentação pode diminuir sua vida útil. Até mesmo você pode incluir a unidade SSD para a programação de otimização também.
No entanto, se a Restauração do sistema estiver ativada no Windows 10, a unidade SSD será desfragmentada automaticamente quando achar que precisa ser feita. Você pode usar o Windows 10 para lidar com essa configuração, pois ela sabe melhor o que é bom para o seu computador.
Como a desfragmentação e otimização, há mais um aspecto chamado Formatação que conta na aceleração do computador, bem como a velocidade dos dispositivos de armazenamento externos. Bem, a formatação é uma boa ideia. Mas, às vezes, você pode perder seus dados preciosos se não tiver feito um backup antes de formatar. Então, manter backups é uma idéia sensata!
“Se você está procurando recuperar dados do hd externo formatado, não procure mais. Basta fazer uso do Remo Software de Recuperação de Disco Rígido e fazer o trabalho em poucos passos simples.”